Contactar +351 927-090-674 Chamada para a rede móvel Nacional

REGIME GERAL DE PROTEÇÃO DE DENUNCIANTES D

A Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro, veio estabelecer o regime geral de proteção de denunciantes de infrações, transpondo a Diretiva (UE) 2019/1937 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro de 2019, relativa à proteção das pessoas que denunciam violações do direito da União Europeia.

Este regime, que entrou em vigor em 18 de junho de 2022, tem por objetivo assegurar a proteção da pessoa singular que denuncie ou divulgue publicamente uma infração cometida, que esteja a ser cometida ou cujo cometimento se possa razoavelmente prever, bem como a tentativa de ocultação, com fundamento em informações obtidas no âmbito da sua atividade profissional (em sentido lato).

O Instituto Nacional de Administração, I. P. (INA, I. P.) assegura, nos termos do mesmo regime, a disponibilização de um canal de denúncia externa.

O INA assegura, do mesmo modo, a aplicação de medidas específicas tendentes à confidencialidade, tratamento de dados pessoais, conservação de denúncias e de proteção e medidas de apoio do denunciante contra retaliações.

INA Editora| 45º Aniversário INA

Desconto35 2024No âmbito da comemoração do 45º aniversário do INA e atendendo a que a atividade editorial tem acompanhado o percurso da Instituição, a INA Editora tem-se afirmado pelo trabalho de apoio à produção e divulgação do conhecimento da Administração Pública através da publicação de originais.

Reunião Intercalar da RINAPE

rinape 2024A primeira reunião intercalar de 2024 da Rede de Institutos Nacionais de Administração Pública e Equivalentes (RINAPE) foi realizada com sucesso no dia 2 de maio, organizada pelo INA.

Novo livro INA Editora

Miniaturas Site livro 9

Desenvolvimento sustentável no território: o caso Estrela Geoparque Mundial da UNESCO, de Paulo Fonseca, é a mais recente novidade editorial da INA Editora..

Novo livro INA Editora

Miniaturas Site livro 9

Desenvolvimento sustentável no território: o caso Estrela Geoparque Mundial da UNESCO, de Paulo Fonseca, é a mais recente novidade editorial da INA Editora..

Acolhimentos de Estudantes de Doutoramento

banner Site Pagina acolhimentoDR

No âmbito da prossecução de uma política pública de formação avançada assente na investigação com relevância social, o INA encontra-se disponível para acolher Bolseiros de Doutoramento em ambiente não académico.

Para mais informações basta enviar um email para: conhecimento@ina.pt e incluir no assunto da mensagem Doutoramento.

Formação à Medida

formacao medida

Para além da oferta formativa anual, o INA proporciona aos organismos da Administração Pública a possibilidade de desenvolvimento de conjunto de ações formativas, direcionadas a necessidades específicas identificadas pelos organismos públicos e/ou com condições mais vantajosas, em função do volume de formação pretendido.
Através destas iniciativas, possibilita-se ao serviço público a construção do seu próprio percurso formativo, daqui resultando propostas 'customizadas' de formação. Com recurso a este figurino, a conceção curricular de ações de formação, implica a articulação com peritos/especialistas nos domínios formativos, com a possibilidade de o INA:

  1. Desafiar dirigentes e gestores da formação no sentido de desenho de específicas soluções e programas;
  2. Ser impelido à cocriação de soluções para além da oferta formativa existente em catálogo;
  3. Apostar no desenvolvimento de ideias, conceitos e projetos, que assegurem a cooperação técnica nacional e internacional para a valorização e capacitação dos recursos humanos na AP.

Esta abordagem, agregadora de iniciativas, promove numa fase inicial o trabalho colaborativo na Administração Pública, dando resposta às necessidades de um contexto específico ou subsetor da Administração Pública.

Fale connosco através do email: formacao.planeamento@ina.pt.

Programa Comemorativo do 45.º Aniversário

Aniversario 2024

A 30 de maio de 2024 o INA, I. P., comemora 45 anos de existência.

Para assinalar este marco histórico no nosso percurso, o INA preparou um conjunto de atividades, a serem encetadas ao longo do ano 2024, que nos recordam o caminho percorrido pelo Instituto Nacional de Administração, não esquecendo a necessidade de preparar o futuro e de envolver toda a comunidade do INA: trabalhadores, Alumni, formadores e parceiros.

Convidamos a conhecer o nosso programa comemorativo e a juntar-se a nós nas celebrações.

Plano Acao 45 reduzido

Saiba mais:

 

Pode subscrever aqui as nossas comunicações eletrónicas para receber informação atualizada.

INA Editora lança novo livro

Miniaturas Site Livro 2024

Informação Geoespacial na Administração Pública: fundamentos, desafios e oportunidades de aplicação é o novo livro lançado pela INA Editora, onde é abordada a evolução do uso da informação geoespacial na administração pública, com a coordenação de Alexandra Aragão e Ana Celeste Carvalho.

O Contributo do INA para a Igualdade de Gé

MiniaturasSite ODS 20240315No cenário atual, a sustentabilidade surge como um desafio tridimensional, social, ambiental e económico, para a administração pública, incluindo o INA, que é chamado a liderar pelo exemplo, integrando eficazmente os ODS no seu planeamento estratégico com ênfase na igualdade de género (ODS 5).

INA Lança Vouchers 2024

VOUCHERS01 Noticia Site

O Instituto Nacional de Administração, I. P., (INA), anuncia o lançamento de Vouchers 2024, oferecendo oportunidades de formação abrangentes para organizações e indivíduos.

 

Oficinas Participativas

Oficinas Participativas

Como envolver elementos de uma mesma equipa ou diferentes equipas na criação de soluções com valor para a entidade pública?

Diferenciando-se das Oficinas de Cocriação que capacitam para a produção de soluções que resultam em projetos experimentais de inovação, as Oficinas Participativas, dinamizadas pelo INA, são sessões de capacitação em grupo, onde os participantes são incentivados a partilhar as suas ideias, experiências e conhecimentos para alcançar um objetivo comum.

Objetivo
Criar um ambiente inclusivo e colaborativo, onde diversas perspetivas e vozes possam ser ouvidas e consideradas na construção de soluções coletivas.

Para quem?
Equipas e organizações da Administração Pública.

Como?
Através de grupos de trabalho constituídos por oito a quinze pessoas da mesma entidade pública.
As sessões podem ser presenciais ou a distância e têm uma duração máxima de 4 horas.

Comece hoje uma jornada de envolvimento e participação das equipas e contacte-nos através do email inovacao@ina.pt

  Subscrever aqui as nossas comunicações eletrónicas para receber informação atualizada.